sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Nerdcast!

O podcast do site Jovem Nerd chega à sua 50ª edição.

Primeiramente, um breve histórico do termo: afinal, pod-o-quê?

Quem achava que a Internet e o advento do formato mp3 seriam a ruína do rádio, estava enganado. A era digital não decretou o fim desse meio, mas deu um passo importante rumo à sua evolução. O acesso à rede deixou muito mais fácil, para qualquer indivíduo interessado, a produção de programas de rádio independentes, em formato digital. Nasciam os podcasts, termo originado das palavras iPOD (aparelho de mp3 da Apple) e broadcast (transmissão de rádio ou tv). À partir de então, tornou-se recorrente que muitos sites, dos mais variados assuntos, fizessem seus próprios programas, para serem acessados online ou baixados em aparelhos de mp3.

Lambda Lambda Lamda, Nerd!

Fruto da colaboração entre os cariocas Alexandre Jovem Nerd Ottoni e Deive Azaghâl, O Anão Pazos, o Jovem Nerd surgiu em 2002, inicialmente como um blog para divertir os amigos. No ano seguinte transformou-se em site, tornando-se referência entre os internautas ligados em cultura pop, devido a seu conteúdo de humor com amplas referências a quadrinhos, filmes, games e tv. Com ótimos textos e caprichadas montagens no photoshop, a equipe do site foi responsável por pérolas como as versões resumidas de Star Wars e Batman Begins, os reality show Casa dos Heróis e outras paródias como Kill Bilbo e Copa Jovem Nerd (impagável o jogo do time só com personagens vividos por Bruce Willis, enfrentando a seleção dos vilões de filmes de terror).

Em março de 2006, eis que surge o primeiro Nerdcast, segundo a definição dos próprios criadores, "um papo bastante informal (...) regado a muito refrigerante, salgadinhos e muito bom humor". A pauta é focada em assuntos nerds clássicos - como filmes, tv, quadrinhos e literatura - mas também já rendeu assuntos diversos como: Google, 2ª Guerra Mundial, Nostalgia Tecnológica, TV Inteligente e até mesmo uma entrevista com Nelson Machado (dublador do Quico, do seriado Chaves).

Sempre contando com convidados variados, o programa tem como marca registrada o humor escrachado para qual desanda todo e qualquer assunto: seja devido às caneladas (erros de informação sobro o assunto), ao sarcasmo sem-fim do Sr. Azaghâl ou às tentativas frustradas do Jovem Nerd para fazer os convidados disperosos voltarem à pauta.

Chegando agora à edição de número 50, o Nerdcast apresenta os seus melhores momentos. Para quem conhece, uma ótima oportunidade de ouvir novamente os mais hilários momentos do programa. E para os que ainda não foram "iniciados", uma chance para conhecer o trabalho dos caras e, provavelmente, tornar um hábito baixar ou ouvir toda sexta-feira um dos melhores podcasts da internet brasileira.

Confira aqui o site Jovem Nerd e o Nerdcast.


Um comentário:

Anônimo disse...

Beleza de matéria. estarei atento a este çançamento.