terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Notícias Populares

Estava eu navegando pelo ótimo blog de crítica musical Trabalho Sujo, do jornalista Alexandre Matias, quando me deparo com este simpático mini-documentário feito por alunos do curso de Jornalismo da PUC Campinas, que foi parar no You Tube. Fala sobre o extinto jornal Notícias Populares, pertencente ao grupo Folha, que de 1963 à 2001 foi a publicação com enfoque mais, digamos... extravagante das notícias. Responsável por manchetes como "Deu um Barro e Morreu", "Broxa Torra o Pênis na Tomada", "Advogado Vai ao Cinema Comer Pipoca e Leva Pipoco", o NP foi o grande tablóide brasileiro, precursor de todos os outros veículos com enfoque sensacionalista ou bizarro, como o Programa do Ratinho e a comunidade do orkut Anão Vestido de Palhaço Mata 8.

Notícias Populares - Vida, Paixão e Morte
Produção, Pauta e Roteiro: Eduardo Godói, João Pedro Ramos, José Marcelo Siviero




Parte 2/3
Parte 3/3

Editorial pra Blog???

Pois é... Dois meses depois da estréia deste zóide, e a gente vai aprendendo aos poucos a arte de blogar. Nesses dias em que fiquei sem postar aqui, pensei bastante sobre o enfoque do Blogzóide e sobre as possíveis impressões de quem tem o hábito de entrar aqui (ou de quem deu só uma olhadela). Foram algumas notícias, algumas dicas e brincalhonices. Nada muito planejado, quase sempre feito no calor do momento em que eu penso: caramba, tenho que compartilhar isso com alguém. Confesso que cheguei a ficar meio preocupado quando notei que, ocasionalmente, dava vontade de escrever uma notícia aqui e de repente vinha aquela maldita e insistente confrontação mental, gritando: "pô, notícia pra quê, quando se tem gigantes da internet por aí como o Omelete, Almanaque Virtual, Cinema em Cena, portais e etc?". Mas acabei chegando à conclusão de que a mágica do blog, o prazer que ele proporciona e o porquê dessa ferramenta ser algo tão importante como meio de interação e informação é justamente esse aspecto individual.

Quando você acessa um bom blog, principalmente um de cunho cultural, pode não estar diante da extensa variedade de material examinado por um grande site ou revista, com suas respectivas equipes responsáveis por cada aspecto (música, cinema, quadrinhos, tv, literatura). Mas em compensação, você entra em contato direto com a vivência do produtor de conteúdo, interagindo com facilidade e comparando com outros sites, blogs e fóruns. É uma verdadeira dinâmica em que você gera relações de confiança e simpatia, descobre coisas novas, opina e ainda tem a possibilidade de gerar seu próprio conteúdo, participando de forma ainda mais contundente desse verdadeiro ciclo de crescimento pessoal. Não é bonito?

Esse não é um texto exatamente necessário e primordial, mas tive vontade de escrevê-lo para retomar as postagens, interagir e compartilhar experiências. O tipo de coisa que a gente tem vontade de fazer no calor do momento, antes de grandes revoluções ou evoluções na forma de agir (ou não). Mas assim espero. =D

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

A Lenda de Chuck Norris

Muito tempo depois de seu estouro como fênomeno da internet, as Verdades sobre Chuck Norris ainda estão longe de serem esquecidas. Prova disso é o fanfilm (filme feito por fãs) Legend of Chuck Norris, um trailer fictício sobre um verdadeiro épico com o barbudão karateca. Extremamente bem-feito, utiliza técnicas que misturam animação com filmagens reais, assim como no filme Waking Life. Veja o vídeo:



Links:

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Nerdcast!

O podcast do site Jovem Nerd chega à sua 50ª edição.

Primeiramente, um breve histórico do termo: afinal, pod-o-quê?

Quem achava que a Internet e o advento do formato mp3 seriam a ruína do rádio, estava enganado. A era digital não decretou o fim desse meio, mas deu um passo importante rumo à sua evolução. O acesso à rede deixou muito mais fácil, para qualquer indivíduo interessado, a produção de programas de rádio independentes, em formato digital. Nasciam os podcasts, termo originado das palavras iPOD (aparelho de mp3 da Apple) e broadcast (transmissão de rádio ou tv). À partir de então, tornou-se recorrente que muitos sites, dos mais variados assuntos, fizessem seus próprios programas, para serem acessados online ou baixados em aparelhos de mp3.

Lambda Lambda Lamda, Nerd!

Fruto da colaboração entre os cariocas Alexandre Jovem Nerd Ottoni e Deive Azaghâl, O Anão Pazos, o Jovem Nerd surgiu em 2002, inicialmente como um blog para divertir os amigos. No ano seguinte transformou-se em site, tornando-se referência entre os internautas ligados em cultura pop, devido a seu conteúdo de humor com amplas referências a quadrinhos, filmes, games e tv. Com ótimos textos e caprichadas montagens no photoshop, a equipe do site foi responsável por pérolas como as versões resumidas de Star Wars e Batman Begins, os reality show Casa dos Heróis e outras paródias como Kill Bilbo e Copa Jovem Nerd (impagável o jogo do time só com personagens vividos por Bruce Willis, enfrentando a seleção dos vilões de filmes de terror).

Em março de 2006, eis que surge o primeiro Nerdcast, segundo a definição dos próprios criadores, "um papo bastante informal (...) regado a muito refrigerante, salgadinhos e muito bom humor". A pauta é focada em assuntos nerds clássicos - como filmes, tv, quadrinhos e literatura - mas também já rendeu assuntos diversos como: Google, 2ª Guerra Mundial, Nostalgia Tecnológica, TV Inteligente e até mesmo uma entrevista com Nelson Machado (dublador do Quico, do seriado Chaves).

Sempre contando com convidados variados, o programa tem como marca registrada o humor escrachado para qual desanda todo e qualquer assunto: seja devido às caneladas (erros de informação sobro o assunto), ao sarcasmo sem-fim do Sr. Azaghâl ou às tentativas frustradas do Jovem Nerd para fazer os convidados disperosos voltarem à pauta.

Chegando agora à edição de número 50, o Nerdcast apresenta os seus melhores momentos. Para quem conhece, uma ótima oportunidade de ouvir novamente os mais hilários momentos do programa. E para os que ainda não foram "iniciados", uma chance para conhecer o trabalho dos caras e, provavelmente, tornar um hábito baixar ou ouvir toda sexta-feira um dos melhores podcasts da internet brasileira.

Confira aqui o site Jovem Nerd e o Nerdcast.


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Anunciada data de lançamento do último Harry Potter

21 de julho de 2007. É a data oficial de lançamento de Harry Potter And The Deathly Hallows, sétimo e último volume da série literária, de acordo com comunicado oficial feito hoje pelas editoras Bloomsbury e Scholastic (respectivamente, britânica e norte-americana), responsáveis pela edição original em língua inglesa.

Se os lançamentos da série foram marcados até agora por um frisson sem precedentes na indústria editorial, podemos aguardar um novo recorde de ansiedade e tietagem em torno do novo livro. Ou seja: filas quilométricas em torno das livrarias, formadas por crianças e adultos com impressionante antecedência e, é claro, o estardalhaço que a mídia e os fãs devem causar na ocasião. E por isso já deixo um bom conselho para quem não quiser saber, de forma indesejada, detalhes importantes sobre o final da saga: fique longe de qualquer meio de comunicação em massa e de pottermaníacos em geral até adquirir o seu exemplar. =D

O ano de 2007 também marca o décimo aniversário da publicação do primeiro volume da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Desde então, todos os livros do menino-bruxo, somados, já venderam mais de 325 milhões de unidades e foram traduzidos para 64 idiomas. Na edição britânica, o sétimo livro terá um preço sugerido de 17,99 libras e será lançado em duas versões de capa dura, uma infantil e outra mais "séria", como já é de tradição. A editora Rocco, que detém os direitos de publicação no Brasil, ainda não se pronunciou sobre uma possível data para o lançamento em português.

Arte por mousewrites, postada no deviantart.com. Clique aqui para ver a galeria.