segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Raridade: desenho de "The Legend of Zelda" no You Tube


Bomba! Descoberta através da coluna citada no post abaixo, a Game Ovo.
Vocês sabiam que The Legend Of Zelda, clássico máximo dos rpgs da Nintendo, já teve uma série em desenho animado?

Mas não esperem nenhum anime cativante, sequer uma boa produção norte-americana de fantasia à la Caverna do Dragão. Produzido entre 1989 e 1990, a série é resultado de uma parceria entre a divisão estadunidense da Nintendo e a produtora DiC Entertainment, responsável por desenhos como Karatê Kid, Dennis: O Pimentinha, As Aventuras de Super Mário e do "clássico" da TV Colosso: Capitão Planeta.

Com um estilo de animação bem parecido com o de Capitão Planeta, os 13 episódios de Zelda são, no mínimo, estranhos para quem está acostumado com o universo do game: o herói Link é moreno e pentelho ao extremo, soltando frases de efeito - de gosto, no mínimo, discutível - enquanto tenta, de qualquer forma, roubar um beijo da "moderninha" princesa Zelda, com cantadas pra lá de horríveis. Mas muitos elementos do game estão presentes: a inesquecível música-tema, a master sword, o artefato mágico Triforce of Wisdom e o vilão Ganon. Detalhe: quando Link elimina os monstros, eles explodem e viram ítens, como no game.

Aqui vai a primeira parte do episódio 1 (em inglês). Vale a pena conferir, nem que seja pela curiosidade histórica:



Para quem quiser conferir o resto da série, abaixo estão os links de todos os episódios:

1. The Ringer part 1
, part 2
2.
Cold Spells part 1, part 2
3.
The White Knight part 1, part 2
4.
Kiss n Tell part 1, part 2
5.
Sing for the Unicorn part 1, part 2
6.
That Sinking Feeling part 1, part 2
7.
Doppelganger part 1, part 2
8.
Underworld Connections part 1, part 2
9.
Stinging the Stinger part 1, part 2
10.
A Hitch in the Works part 1, part 2
11.
Fairies in the Spring part 1, part 2
12.
The Missing Link part 1, part 2
13.
Moblins are Revolting part 1, part 2

Site Omelete inaugura coluna sobre games


Fato desconhecido por muitos, os games já são responsáveis pela maior fatia do faturamento da indústria de entretenimento em todo o mundo. Sim, isso significa que vendem mais do que filmes e música. Só em 2006, foram 12,5 bilhões de dólares, um crescimento de 19% em relação ao ano anterior. Tudo isso impulsionado pelo lançamento da nova geração de consoles (XBox 360, Playstation 3 e Nintendo Wii), além da constante expansão do mercado de games para PC.

De posse dessa informação, é difícil ainda acreditar que, para muitas pessoas que desconhecem o universo dos jogos eletrônicos, vídeo-games ainda são sinônimo de brinquedo para crianças e adolescentes. O fato, é que o crescimento fantástico dessa indústria prova algo que os jogadores habituais já sabem há um bom tempo: como uma mídia relativamente nova, os games guardam um potencial incalculável, como forma não só de diversão, mas de novos horizontes para a arte da narrativa e das expressões gráficas e sonoras. E não é difícil exemplificar tal afirmação: afinal, quantos filmes de ação e espionagem atualmente tem um enredo tão rico e original quanto o da série Metal Gear? Qual filme épico (além de O Senhor dos Anéis) conseguiu apresentar personagens e estórias tão envolventes quanto os jogos de Final Fantasy, ou Zelda?
E o que falar dos filmes de terror, que dificilmente criam o grau de tensão e suspense vivenciados por quem experimentou games como Silent Hill e Residente Evil?

A coluna Game Ovo, assinada pela jornalista especializada em games Flávia Gasi, promete ir fundo nessas questões, oferecendo análises, dicas e discussões inteligentes sobre o universo dos jogos eletrônicos. Mais uma iniciativa do Omelete, que agora com visual reformulado, vem se firmando como o grande portal de notícias variadas de cultura e entretenimento em português.




sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Marvel promete lançamento grandioso para hq de "A Torre Negra"


A Casa das Idéias está mesmo apostando pesado no lançamento da minissérie The Dark Tower - The Gunslinger Born, baseado no universo de A Torre Negra, do escritor norte-americano Stephen King. A Marvel pretende tratar o lançamento da edição número 1 como uma espécie de evento nacional entre as comic shops, que colocarão os exemplares à venda somente às 0:00h do dia 7 de fevereiro, em todo o território estadunidense. Uma espécie de campanha que se tornou bastante popular na indústria editorial desde o lançamento de um tal Harry Potter.


Desde que foi confirmada, no final de 2005, a minissérie é esperada com grande expectativa tanto pelos fãs de HQ quanto pelos de King (acredito que é bem comum a interseção entre ambos os grupos). Aproveitando o frisson, a Marvel liberou ao longo de 2006 algumas prévias das ilustrações para a mini-série, e até mesmo um trailer!

No entanto, para decepção de muitos, a "mini" não marcará a estréia do "mestre do horror" como roteirista de quadrinhos. A obra será escrita por Peter David, famoso por sua marcante passagem pela série O Incrível Hulk, durante os anos 90, e desenhada pelo coreano Jae Lee, conhecido por seu excepcional trabalho em Inumanos (vencedora do Eisner Awards). King atuou como diretor do projeto, revisando e aprovando as estórias que contarão a origem de Roland Deschain, protagonista da saga.

***

A Torre Negra

A obra de Stephen King é composta de sete volumes, que contam a jornada do último Pistoleiro, Roland Deschain - uma mistura de cowboy à la Clint Eastwood com Cavaleiro da Távola Redonda - rumo à lendaria Torre, em um universo paralelo intimamente ligado ao nosso, que mistura elementos medievais, míticos, futuristas e de velho oeste. Planejada para ser a maior série de literatura popular em extensão (os volumes vão se tornando verdadeiros calhamaços com mais e mais centenas de páginas), a aventura do Pistoleiro é um típico e grandioso relato de uma jornada árdua e sobre-humana, rumo a um objetivo não-muito certo e distante, mas irresistível e inexorável.
Inspirada pelo universo de J.R.R. Tolkien (O Senhor dos Anéis; O Silmarillion) e pelo poema épico de Robert Browning, Childe Roland à Torre Negra Chegou, a saga é tida como a mais ambiciosa obra de King, que iniciou os primeiros rascunhos da idéia quando ainda era universitário. O primeiro livro foi lançado em 1982 e o último somente em 2004. No Brasil, a série é publicada pela editora Objetiva, que deve trazer o 7º volume às lojas ainda neste semestre.

***

Veja o trailer de The Dark Tower - The Gunslinger Born:

***

Links

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Blind Guardian: Mais datas confirmadas da turnê brasileira


O site de rock Whiplash confirmou ontem mais 3 datas para a turnê brasileira do Blind Guardian. Além de São Paulo, as cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre também receberão os bardos. Muitos fãs haviam entrado em desespero quando o site oficial da banda retirou a data dos shows na América Latina, um dia após ter confirmado os mesmos. Mas apesar de até hoje a página de tours não ter sido atualizada, um dos membros da Laser Company, grupo responsável pela turnê, afirmou que há 99% de chances de a mesma acontecer. A única chance de isso não ocorrer, segundo palavras do promotor é "o avião cair". Então, que Erú os livre!

Confiram as datas:
16/03 - Belo Horizonte (MG)
17/03 - São Paulo (SP)
18/03 - Rio De Janeiro (RJ)
22/03 - Porto Alegre (RS)

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Blind Guardian toca no Brasil em Março

Bardos de todo Brasil, uni-vos!

Agora está confirmado oficialmente. Hoje o site oficial da banda alemã Blind Guardian anunciou alguns shows pela América Latina. A turnê do mais recente álbum, "A Twist In The Myth" passará pelo Brasil dia 17/03, com um show marcado no Via Funchal, em São Paulo.


(É, pelo jeito o dinheiro para comprar meu abadá de carnaval já era... Que peninha! Uahahahaha!)

Cinema 2007...


... ou "Yeah! Recorde de produções super-aguardadas chegando às telonas todo mês"

A guerra das bilheterias promete ser acirrada este ano. Prova disso é o grande número de filmes aguardadíssimos que estrearão nas salas de cinema mundo afora. Entre piratas, robôs gigantes, magos adolescentes, ogros verdes, homens-aracnídeo vestidos de preto, famílias amarelas e espartanos enlouquecidos, comentaremos no blog algumas das mais promissoras produções.
E para começar, que tal o grande vencedor do Globo de Ouro 2007?

BABEL
(EUA, 2006 - Drama, 146 min.)

Direção: Alejandro González Iñárritu
Roteiro
: Guillermo Arriaga
Elenco
: Cate Blanchett, Brad Pitt, Gael García Bernal, Jamie McBride, Kôji Yakusho, Lynsey Beauchamp, Paul Terrell Clayton, Fernandez Mattos Dulce, Nathan Gamble, Adriana Barraza, Mohammed Bennani, Clifton Collins Jr., Elle Fanning

Hollywood está se rendendo cada vez mais à nova e promissora safra de diretores latino-americanos. Caras como Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Walter Salles (Diários de Motocicleta, Central do Brasil), Alfonso Cuarón (E Sua Mãe Também, Filhos da Esperança) e Guillermo Del Torro (Hellboy, O Labirinto do Fauno) já provaram que é possível fazer filmes autorais, e algumas incursões em superproduções, sem abrir mão de sua criatividade e autonomia. Assim, podem tocar seus projetos pessoais com independência, utilizando-se da máquina de distribuição hollywoodiana, porém sem ficarem atrelados às pressões dos grandes estúdios. Com isso ganham os cineastas, que mantêm a integridade de seu trabalho, os estúdios, que têm seu nome ligado à produções de qualidade e fortes candidatas à prêmios e, principalmente, nós, espectadores, que temos à disposição uma maior e mais diversificada gama de produções exibidas nos cinemas.

Alejandro González Iñárritu (21 Gramas, Amores Brutos), não foge à essa regra. Em uma película no qual o próprio cineasta manifestou tratar da "condição humana em diferentes culturas, religiões e países", conseguiu uma façanha que, por mim, já vale a expectativa pela estréia do mesmo no Brasil dia 19/01 (sexta) : realizou um filme em 5 idiomas, com astros como Brad Pitt e Cate Blanchett dividindo as telas com revelações do cinema latino, como Gael Garcia Bernal, tratando sobre a importância da tolerância e da diversidade, tão esquecidas no mundo de hoje (principalmente em território yankee). E ainda leva o Globo de Ouro 2007 de melhor filme de drama, entregue (acho que relutantemente) pelas mãos do governator, o brucutu republicano Arnold Schwarzenegger.


* Dica: o site Omelete disponibilizou uma excelente lista com a provável data de lançamento dos principais filmes de 2007, inclusive fazendo breves comentários sobre cada um. São 130 produções! Confira aqui.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Para início de conversa

Saudações, caro companheiro mortal:
Dando início às transmissões desse peculiar veículo, já quero, sem maiores delongas, dar os pêsames a você, pobre alma, que teve a infelicidade de visitá-lo em sua versão embrionária. Peço desde já que não desista, pois em breve pretendo enchê-lo de conteúdo totalmente xubiduba, ou seja, divertido, interessante e até mesmo construtivo (podemos fazer uma forcinha).
Não tenho uma proposta temática rígida e restrita. Espero que esse blog possa ser um veículo de leitura e navegação prazerosa e relevante, no qual possamos falar um pouco das coisas que dão mais sabor à vida, ou que simplesmente são importantes e devem ser ditas. Só posso afirmar com certeza que cinema, literatura, música, quadrinhos, humor e cultura em geral serão temas constantes.
E quem sabe, um dia eu não possa contemplá-lo, abarrotado de comentários, pedidos de "quero mais" e talvez alguns processos na justiça de celebridades pseudo-ofendidas (uau! isso seria A Glória!) e então, exclamar em um dramático porém espontâneo grito: "Meu Deus! Eu criei um MONSTRO!"... no bom sentido. Espero.
Mas é claro que isso tudo depende de algumas "cositas":
1) Acima de tudo: que eu seja perseverante na minha nova vida, agora que acabei de sair de uma longa temporada em uma casa de recuperação para preguiçosos crônicos;
2) Da sua visita constante, cobrança e incentivo, afinal eu já abri meu coração com vocês sobre o meu problema, hehe;
3) Da minha divulgação constante (e do "boca-a-boca" que você, meu chapa, vai fazer inconscientemente, sem pressão nenhuma, feliz da vida!)
4...e 8, 15, 16, 23, 42) que esses números (sim, os malditos bad numbers de LOST) não estejam de alguma forma intrínsecamente ligados a meu blog, porque quando fui postar essa primeira mensagem, juro por Deus que quase perco todo o texto, porque meu pc deu pau e minha net desconectou. E se eu não tivesse salvo tudo antes em um arquivo de Word, teria ficado tão descrente que acabaria voltando pra a clínica que citei acima...
Então, isso é tudo por hoje.
E valeu por visitar, viu?